Acesse aqui:

Institucional

A Prosalus é uma instituição especializada em acupuntura chinesa e vem ocupando destaque no mercado nacional por oferecer cursos de formação e aprimoramento na área de medicina tradicional chinesa que seguem as recomendações da organização mundial de saúde (OMS), da World Federation of Acupunture and Moxibustion Societies (WFAS), da World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS).

Os cursos oferecidos pela Prosalus foram elaborados pelo Prof. Ernesto Garcia e estão de acordo com os programas ministrados nas melhores universidades da China.

  • Médico graduado pela Faculdade Julio Trigo, Havana, Cuba; Especialização em Medicina Chinesa pelos professores do Instituto de Medicina Tradicional de Shang-Hai, China; Pesquisador do laboratório de estudos Psicossociais de Saúde da Academia de Ciências de Cuba; Pesquisador do hospital Naval Pedro Soto Alvas, Havana, Cuba, Tradutor e Assistente Direto da Prof ªHuang Li Chun em Havana; Introdutor da Acupuntura nas unidades Básicas de Saúde do Município de Embu das Artes; Introdutor da Auriculoterapia nas Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo; Médico Colaborador e Orientador dos Trabalhos Científicos em Acupuntura do Departamento de Urologia da UNIFESP-EPM; Doutor pela World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS); Autor dos livros “Auriculoterapia pela Escola Huang Li Chun” e “Atlas de Acupuntura e Moxibustão”, editados pela Editora Roca; Vice-presidente da Associação Mundial de Auriculomedicina; Diretor Científico da Associação Zhong Yi Yao (AZYMEC).
  • Médica graduada pela Faculdade de Medicina PUC-SP; Especialização em Pediatria Geral, Comunitária e Puericultura pela UNIFESP-EPM; Especialização em Hematologia Pediátrica pela UNIFESP-EPM; Título de Especialista em Pediatria; Especialização na Faculté de Médecine Pitié-Salpêtrière, Paris, França; Médica Colaboradora da Disciplina de Urologia Pediátrica da UNIFESP-EPM; Pediatra, Hematologista e Especialista em Auriculomedicina Infantil da Secretaria de Saúde do Município de Embu das Artes; Co-introdutora da Auriculoterapia nas Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo; Pediatra e Hematologista infantil do Hospital São Camilo, unidade Pompéia; Pediatra do Hospital da Vila Maria (José Storopoli); Coordenadora do Ambulatório de Medicina Tradicional Chinesa da Prosalus Vitalis.

A Prosalus oferece também atendimento clínico de acupuntura ambulatorial ou consultório.

Serviços

  • A acupuntura é um método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa com mais de 4500 anos de história. Esta terapia consiste na inserção de finas agulhas em determinados pontos do corpo humano, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio no organismo. O estímulo do ponto de acupuntura com agulhas ou através de outros métodos como a moxa, massagem, sangria, ventosa e eletroestímulo gera mudanças fisiológicas que vão desde o nível energético até o nível físico e bioquímico com liberação de hormônios neurotransmissores e peptídeos de diferentes naturezas e funções. Todas estas mudanças estimulam os mecanismos de homeostase (equilíbrio dinâmico orgânico), atingindo seu objetivo terapêutico.
  • A auriculoterapia é um dos microssistemas mais populares e utilizados da acupuntura. Este método consiste no uso de pontos ou áreas distribuídas no pavilhão auricular e que refletem a atividade funcional de todo nosso organismo, tanto para o diagnóstico, como para o tratamento de muitas doenças. Na auriculoterapia, estes pontos ou áreas podem ser estimulados através de diferentes métodos como: massagem, sementes, agulhas, sangrias, moxa, etc.
  • A eletroacupuntura é uma técnica muito jovem da acupuntura. Esta técnica consiste em estimular pontos de acupuntura através de impulsos elétricos. Desta maneira, soma-se à ação da agulha, o estímulo elétrico. O eletroestímulo nos pontos acupunturais provoca um aumento no movimento iônico nos tecidos mudando o estado da membrana celular e consequentemente levando a mudanças importantes no funcionamento tissular. Assim é possível regular a função orgânica, acalmar a dor, sedar, ativar a circulação de sangue e energia, regular tônus muscular, etc.
  • A farmacologia de Medicina Tradicional Chinesa pode ser considerada uma das mais antigas da humanidade com um conhecimento alimentado ininterruptamente por mais de 4.500. Estão classificados mais de 11.000 itens terapêuticos de origem vegetal, mineral, animal que combinados formam um arsenal terapêutico insubstituível na prática desta medicina.
  • A pediatria é uma especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Na Pro Salus, a pediatra Rosana Z. Sbrighi atende as especialidades de pediatria geral, Puericultura, Hematologia Pediátrica e Medicina Tradicional Chinesa. Formada pela UNIFESP e pelo Prof. Ernesto Gacia, ela une as medicinas ocidental e oriental com o objetivo de trazer à mãe a tranquilidade da criança saudável e bem assistida.
  • O Qi Gong (Chi Kung) inclui uma enorme variedade de exercícios físicos que visam o fortalecimento do corpo, da mente e do espírito. Inclui a profilaxia e tratamento de doenças. Com mais de 4.000 anos de história, as práticas corporais tem sido parte importante do corpo teórico terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa com ênfase no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis. O Qi Gong (Chi Kung) alcança este objetivo através do uso de movimentos corporais, respiratórios e da intenção mental.
  • A moxibustão é uma técnica terapêutica da acupuntura baseada no estímulo através do calor emitido pela combustão de plantas medicinais de pontos ou de determinadas regiões da superfície da pele. A planta mais usada é a Artemisia argyi, que tem sabor amargo e picante e natureza quente, penetra nos canais de fígado, baço e rim e tem como função aquecer os canais, eliminar o frio, aliviar a dor e deter os sangramentos. O livro “Yi Xue Ru Men” (Introdução à Medicina) diz: “Quando os medicamentos não oferecem resultado e a acupuntura é insuficiente, então devemos utilizar a moxa”. A moxibustão tem uma ampla aplicação na prática clínica, potencializando o resultado terapêutico da acupuntura ou de fitoterápicos
  • Tui Na Tui Na ou massagem terapêutica é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa. O Tui Na é realizado através de manipulações executadas com o uso das mãos, dedos, antebraço, cotovelo, etc... sobre a superfície do corpo e em pontos específicos. Ele logra influenciar positivamente não só o sistema musculoesquelético, mas também os órgãos internos e sua fisiologia, alcançando bons resultados terapêuticos em uma ampla gama de doenças.
  • A ventosa é uma forma de terapia pouco invasiva e usada historicamente na Medicina Tradicional Chinesa. O princípio da ventosa está baseado na obtenção de um vácuo no local patológico ou nos pontos de acupuntura, aquecendo o local. O uso da ventosa ativa a circulação de Qi (energia) e Xue (sangue), elimina o fator patógeno e ativa os elementos da nossa imunologia. Na prática clínica, a ventosa é amplamente utilizada e combinada frequentemente com outros métodos terapêuticos como a sangria e a acupuntura.
  • A Clínica Pro Salus oferece atendimentos de Fisioterapia voltado principalmente às doenças ortopédicas ou musculoesqueléticas em geral. Nosso serviço de fisioterapia centra seu atendimento no uso dos métodos de RPG e terapia manual, cuja especialista, Dra. Sueli Massumi Morita, combina de forma harmoniosa sua longa experiência nestas especialidades da fisioterapia às técnicas da Medicina Tradicional Chinesa com excelentes resultados e satisfação dos pacientes.
  • Para o atendimento em Psicoterapia para adultos, crianças e adolescentes, individual, para casais ou grupos, a Pro Salus conta com a psicoterapeuta Profª Suely Gregori. Para aqueles que buscam equilíbrio emocional, físico e mental, ela oferece tratamentos sob a visão holística corporal, usando métodos como técnicas de respiração, acupuntura, massagem integrativa para relaxamento e auto percepção, reflexologia, arte terapia.
Prosalus

A Pro Salus Vitalis é uma clínica multidiscipliniar dirigida pelo doutores Ernesto Garcia González e Rosana Z. Sbrighi. Sua orientação é voltada par aa prevenção, tratamento e recuperação do paciente utilizando todas as técnicas pertencentes à Medicina Tradicional Chinesa

Telefone para contato
(11) 3034-2521
Pro Salus - Rua Paulistania, 297 - Sumarezinho - São Paulo/SP - CEP: 05440-000
W3C XHTML 1.0 - Site Desenvolvido nos padrões W3C Site Desenvolvido nos padrões W3C

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.