Acesse aqui:

Escola de Acupuntura

Escola de AcupunturaPro Salus: Escola de Acupuntura

A Pro Salus atua, além de clínica médica, atua como escola de acupuntura, oferecendo uma vasta gama de cursos, incluindo os de Formação Livre e os de Aprimoramento em Medicina Tradicional Chinesa.

O programa dos cursos da nossa escola de acupuntura segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da World Federation of Chinese of Acupunture and Moxibustion Societies (WFAS), World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS), do Sindicato dos Acupunturistas e de Terapias Orientais do Estado de São Paulo (SATOSP) e está desenhado de acordo com os programas curriculares das Universidades da China.

Assim, nossa escola de acupuntura elabora seus cursos, sendo um modelo de ensino da Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa no Brasil.

Os cursos da escola de acupuntura estão apoiados nas bases filosóficas da Medicina Tradicional Chinesa e têm como objetivo capacitar o profissional com uma visão integralista do indivíduo para atuar nas práticas clínicas e ambulatoriais da acupuntura – focado na promoção da saúde e bem-estar – por meio da diagnose e prescrição de tratamentos terapêuticos.

Escola de Acupuntura – referência no mercado

A Pro Salus, como escola de acupuntura se preocupa integralmente com a formação de seus alunos seguindo o que preconiza a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, com vistas à promoção da saúde e do bem-estar do indivíduo através do equilíbrio energético.

A Acupuntura é um método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e caracteriza-se pela inserção de agulhas finas em pontos específicos com a função de regularizar a circulação de energia.

Segundo a visão da MTC, nosso corpo físico e suas funções são compostos por um corpo energético organizado em centros, canais (ou meridianos) e pontos. Quando a energia é plena e circula bem, somos saudáveis. Se ela for deficiente ou tiver sua circulação afetada, se manifestarão doenças. A eficácia do tratamento pela Acupuntura depende muito de sua particularização, ou seja, da aplicação de um modelo teórico geral às características peculiares de cada indivíduo.

Metodologia

A escola de acupuntura entende que o processo de ensino está fundamentado na autonomia do aluno, pressupondo o envolvimento com leituras e estudos prévios, realização de pesquisas, trabalhos individuais e em grupo, atividades em bibliotecas, definidas no plano de ensino e orientadas pelo docente, que vão além do tempo e do espaço da escola como forma de preparação e complementação.

Com essa orientação metodológica, os cursos da escola de acupuntura têm como princípio pedagógico o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e análise, reflexão sobre a prática da Medicina Tradicional Chinesa, busca de soluções e tomada de decisão a respeito dos problemas diagnosticados.

Confira abaixo alguns dos cursos da Escola de Acupuntura Pro Salus:

Serviços da Escola de Acupuntura

Atendimento Ambulatorial e Consultório:

Acupuntura

A acupuntura é um método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa com mais de 4.500 anos de história. Esta terapia consiste na inserção de finas agulhas em determinados pontos do corpo humano, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio no organismo. O estímulo do ponto de acupuntura com agulhas ou através de outros métodos como moxa, massagem, sangria, ventosa e eletroestímulo e outros gera uma ampla gama de mudanças fisiológicas que vão desde o nível energético, mudando e equilibrando a circulação do Qi (energia) e Xue (sangue), até o nível físico e bioquímico com liberação de hormônios neurotransmissores e peptídeos de diferentes naturezas e funções. Todas estas mudanças estimulam os mecanismos de homeostase (equilíbrio dinâmico orgânico), atingindo seu objetivo terapêutico.

Auriculoterapia

A Auriculoterapia é um dos microssistemas mais populares e utilizados da acupuntura. Este método consiste no uso de pontos ou áreas distribuídas no pavilhão auricular e que refletem a atividade funcional de todo nosso organismo, tanto para o diagnóstico, como para o tratamento de muitas doenças. Na Auriculoterapia, estes pontos ou áreas podem ser estimulados através de diferentes métodos como: massagem, sementes, agulhas, sangrias, moxa, etc.

Eletroacupuntura

A Eletroacupuntura é uma técnica muito jovem da Acupuntura. Surgiu como resultado do desenvolvimento da eletrônica e de sua aplicação na medicina. Esta técnica consiste em estimular pontos de acupuntura através de impulsos elétricos. Desta maneira, soma-se à ação da agulha o estímulo elétrico. O eletroestímulo nos pontos acupunturais provoca um aumento no movimento iônico nos tecidos mudando o estado da membrana celular e consequentemente levando a mudanças importantes no funcionamento tissular. Assim, é possível regular a função orgânica, acalmar a dor, sedar, ativar a circulação de sangue e energia, regular o tônus muscular, etc.

Ventosaterapia

A ventosa é uma forma de terapia de caráter pouco invasivo e usado historicamente na Medicina Tradicional Chinesa. O princípio da ventosa está baseado na obtenção de um vácuo no local patológico ou nos pontos de acupuntura, aquecendo o local. O uso da ventosa ativa a circulação de Qi (energia) e Xue (sangue), elimina o fator patógeno e ativa os elementos da nossa imunologia como leucócitos e macrófagos. Na prática clínica, a ventosa é amplamente utilizada e combinada frequentemente com outros métodos terapêuticos como a sangria e a acupuntura.

Moxibustão

A moxibustão é uma técnica baseada no estímulo dos pontos acupunturais através do calor emitido pela combustão de plantas medicinais.

A moxa tem uma ampla aplicação na prática clínica, potencializando o resultado terapêutico da acupuntura ou de fitoterápicos.

Tui Na

Tui Na ou massagem terapêutica é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa. O Tui Na é realizado através de manipulações executadas com o uso das mãos, dedos, antebraço, cotovelo sobre a superfície do corpo e em pontos específicos.

Ele logra influenciar positivamente não só o sistema músculo-esquelético, mas também os órgãos internos e sua fisiologia, alcançando bons resultados terapêuticos em uma ampla gama de doenças.

Pediatria

A pediatria é uma especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.

Na Pro Salus, a pediatra Rosana Z. Sbrighi atende as especialidades de Pediatria geral, Puericultura, Hematologia Pediátrica e Medicina Tradicional Chinesa. Formada pela UNIFESP e pelo Prof. Ernesto Garcia, ela une as medicinas ocidental e oriental com o objetivo de trazer à mãe a tranquilidade da criança saudável e bem assistida.

Fitoterapia

A farmacologia de Medicina Tradicional Chinesa pode ser considerada uma das mais antigas da humanidade com um conhecimento alimentado ininterruptamente por mais de 4.500. Estão classificados mais de 11.000 itens terapêuticos de origem vegetal, mineral, animal que combinados formam uma vasta gama de formulações, constituindo um arsenal terapêutico insubstituível na prática desta medicina.

Qi Gong (Chi Kung)

O Qi Gong (Chi Kung) inclui uma enorme variedade de exercícios físicos que visam o fortalecimento do corpo, da mente e do espírito. Inclui a profilaxia e tratamento de doenças. Com mais de 4.000 anos de história, as práticas corporais têm sido parte importante do corpo teórico terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa com ênfase no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis. O Qi Gong (Chi Kung) alcança este objetivo através do uso de movimentos corporais, respiratórios e da intenção mental. Estes três elementos combinados com os fundamentos filosóficos da MTC, fazem do Qi Gong (Chi Kung) um dos sistemas terapêuticos mais eficazes da atualidade.

Saiba mais sobre Escola de Acupuntura

Ligue para (11) 3034-2521 ou entre em contato por email.

Mais visitados

Tags desta página: Acupuntura, Curso de Acupuntura, Escola de Acupuntura.
O texto acima "Escola de Acupuntura" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Prosalus

A Pro Salus Vitalis é uma clínica multidiscipliniar dirigida pelo doutores Ernesto Garcia González e Rosana Z. Sbrighi. Sua orientação é voltada par aa prevenção, tratamento e recuperação do paciente utilizando todas as técnicas pertencentes à Medicina Tradicional Chinesa

Telefone para contato
(11) 3034-2521
Pro Salus - Rua Paulistania, 297 - Sumarezinho - São Paulo/SP - CEP: 05440-000
W3C XHTML 1.0 - Site Desenvolvido nos padrões W3C Site Desenvolvido nos padrões W3C

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.